O escritor britânico-indiano Salman Rushdie é um dos convidados do colóquio “Qual é o Deus do Mediterrâneo?”, que terá lugar a 1 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, a partir das 15h00. Este colóquio está integrado no quinto Simpósio Sete Sóis Sete Luas, referente ao município de Santa Maria da Feira.
Cláudio Torres, arqueólogo e presidente do Campo Arqueológico de Mértola, e Anselmo Borges, padre e professor catedrático de Filosofia na Universidade de Coimbra, são os outros conferencistas do encontro moderado pelo jornalista Carlos Magno. Este simpósio em terras da Feira, por sua vez integrado no Festival "Sete Sois, Sete Luas", já acolheu em edições anteriores José Saramago, Eduardo Lourenço, Francesco Alberoni, Gianni Vattimo, Raimon Panikkar, Oliviero Toscani, Giuliana Sgrena, entre outros. Fonte : OLN - Aveiro - 30-11-006
Salman Rushdie nasceu na Índia, em 1947, mas já efectuou os seus estudos pré e universitários no Reino Unido, onde passou a viver (a par dos Estados Unidos, mais recentemente). Rushdie estreou-se na ficção em 1975 com Grimus, mas foi com a obra seguinte, “Midnight's Children” (Os Filhos da Meia-Noite), ao ser galardoada com o Booker Prize, que lhe adveio a fama.
Mais conhecido se tornou com a publicação em 1989 dos "Versículos Satânicos”, um dos livros que mais polémica gerou na história da Literatura mundial. O livro foi banido em muitos países e o líder do estado iraniano impôs-lhe uma fatwa, ordenando a sua execução pelos muçulmanos. Rushdie passou então a ser oficialmente protegido pelo estado britânico. O livro seria finalista do Booker Prize desse ano. Entre muito episódios que se sucederam o tradutor para Língua Japonesa, o Prof. Hitoshi Igarashi, foi assassinado (por esfaqueamento). O tradutor para italiano, Ettore Capriolo, também foi esfaqueado, ficando gravemente ferido, mas sobreviveu.
Um romance posterior, “The Moor's Last Sigh” (O Último Suspiro do Mouro), de 1995, granjeou o Whitebread Prize e o prémio europeu Aristeion. O seu último romance foi lançado em Setembro de 2005 e intitula-se "Shalimar the Clown" ( Shalimar, o Palhaço). Etiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Bibliotecas e Sociedade, Conferências Congressos e Afins, Encontros com Autores, Eventos, Livros e afins, Projectos / Iniciativas Internacionais |